NOTA – Barragem de Lucrécia/RN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn),

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), informa que nesta quinta-feira (29) abriu a comporta da barragem de Lucrécia, no município de mesmo nome, para facilitar o escoamento da água represada. A chuva de 70 milímetros registrada quarta-feira (28) na região aumentou o volume do reservatório, trazendo cerca de um milhão de metros cúbicos de água e elevando o nível em 57 centímetros. A abertura é uma medida preventiva para garantir a segurança da represa.

Após um estudo contratado pelo Governo do Estado e uma visita dos especialistas do Painel de Segurança de Barragens, foi recomendado, de forma preventiva, que não ultrapasse os 7 milhões de metros cúbicos ou 30% de capacidade para manter a segurança da barragem, já que a estrutura tem sofrido com as ações do tempo desde sua construção, em 1934. Igarn e Semarh estão monitorando diariamente o reservatório, com equipe de engenharia in loco, para acompanhar todo o processo.

Natal, 29 de abril de 2021

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – SEMARH

INSTITUTO DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO RN – IGARN

PROJETO GOVERNO CIDADÃO

Fotos: Assecom Governo Cidadão–
Mais informações:Comunicação Governo CidadãoSite: www.governocidadao.rn.gov.br
Fone: (84) 3232-8646

COMMENTS