REGULAMENTOS PARA O PROGRAMA ALUNO NOTA 10

PROGRAMA ALUNO NOTA 10 JUSTIFICATIVA A ideia já existe na rede municipal há algum tempo, tendo como objetivo principal desenvolver num número

PROGRAMA ALUNO NOTA 10

• JUSTIFICATIVA

A ideia já existe na rede municipal há algum tempo, tendo como objetivo principal desenvolver num número cada vez maior de alunos os hábitos de estudos, resgatando valores como: responsabilidade, interesse, empenho para que tenhamos melhor qualidade de ensino e aprendizagem, gerando assim uma perspectiva de um futuro melhor para os alunos e para a escola.

Partimos de uma realidade em que nossos alunos não possuem nada ou quase nada de hábitos de estudos, sendo assim, como já vem acontecendo, os alunos são estimulados a melhorar seu empenho nos estudos e suas atitudes como pessoas.

Nossas escolas municipais tem compromisso com uma aprendizagem de qualidade e para tal iniciamos o projeto “Aluno Nota 10” que tem como objetivo o incentivo, o reconhecimento e a motivação dos alunos a se empenharem nos estudos. Trata-se de um projeto de estímulo ao processo ensino e aprendizagem que valoriza o esforço e a dedicação dos alunos no seu processo educativo e a participação contínua dos pais no rendimento escolar dos filhos. O aluno será avaliado em vários aspectos como: frequência, notas, participação, organização, comportamento, respeito e acompanhamento dos pais.

O projeto “Aluno Nota 10” tem como missão colaborar para despertar e alimentar o apreço pela leitura, escrita, cálculos, produção artística, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos na formação de habilidades e competências que irão torná-los cidadãos participativos, engajados e incluídos no mercado de trabalho e na sociedade de modo geral.

• OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

• Desenvolver um número cada vez maior de alunos os hábitos de estudo, resgatando valores importantes, tais como: responsabilidade, interesse, empenho… Para que tenhamos melhor qualidade de ensino e aprendizagem, gerando assim uma perspectiva de futuro melhor para os alunos e a escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Incentivar os alunos a se dedicarem com mais empenho em suas atividades.
  • Estimular a leitura, escrita e o aprendizado escolar;
  • Incentivar os alunos a se empenharem para chegar à universidade;
  • Garantir a permanência dos alunos na escola em busca de inovação para solucionar os desafios encontrados, em um ambiente afetuoso e de respeito;
  • Reconhecer as potencialidades individuais e as contribuições coletivas para uma sociedade mais justa;
  • Fortalecer o compromisso com uma educação de qualidade;
  • Ampliar as oportunidades de alunos que buscam transformar o mundo através da educação.

• METODOLOGIA

Pretendemos usar métodos que deem oportunidade ao aluno de desenvolver o gosto pelos estudos, de aprender, tirar dúvidas e desenvolver habilidades e competências em cada componente curricular. Os trabalhos, testes e avaliações serão sempre acompanhados do estímulo à participação e empenho do aluno e a sua dedicação diária aos estudos. Como recompensa aos 3 primeiros colocados que se destacarem nas turmas do 5º e nas turmas do 9º ano das escolas públicas municipais serão premiados. A premiação será ofertada pela Prefeitura Municipal de Lucrécia, através da Secretaria Municipal de Educação, num evento que será agendado ao final de cada ano letivo.

• REGRAS
  1. Participação em Sala de Aula (dar uma nota entre 1 a 10)
  2. Relacionamento interpessoal (dar uma nota entre 1 a 10)
  3. O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência (vale 10)
  4. Serão feitas as somatórias das notas do 1º ao 4º bimestre, as três melhores notas serão premiadas.

1º lugar: Uma premiação equivalente a 1/3 de um salário mínimo, certificado e camiseta.

2º lugar: Camiseta e certificado.

3º lugar: Camiseta e certificado

1. Cumprimento das tarefas (dar uma nota entre 1 a 10)
  1. Será considerado o ALUNO NOTA 10 que obtiver maior resultado apurado conforme a fórmula descrita a seguir:

PSA+RI+FREQUENCIA+MEDIA DAS NOTAS+CUMPRIMENTO TAREFAS

PSA – PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA

RI – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

• PÚBLICO ALVO:

1- Estudantes devidamente matriculados no 5º e que tenham cursado os dois últimos anos do Ensino Fundamental I na rede municipal;

2- Estudantes devidamente matriculados no 9º e que tenham cursado os dois últimos anos do Ensino Fundamental II na rede municipal;